quarta-feira, 29 de agosto de 2012

PALESTRA COM PROF. SALOMÃO LAREDO



                    

O Centro de Memória da Amazônia convida a todos para a palestra:

Educação - Cultura e leitura na escola - o prazer de ler e pensar - o leitor crítico

Ministrante: Prof. Salomão Laredo (Mestre em Estudos Literários)

Data: 31/08/2012

Horário: 9h

Aberto ao público

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Programação de cinema para a alunos do Benjamin Constant



27/08 O DIÁRIO DE UM BANANA
Dirigido por Thor Freudenthal

28/08 SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
Dirigido por Peter Weir

29/08 O QUE É ISSO COMPANHEIRO
Dirigido por Bruno Barreto

30/08 O ANO EM QUE MEUS PAIS SAIRAM DE FÉRIAS
Dirigido por Cao Hamburger

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Censura além da ditadura









Censura além da ditadura.
Quando pensamos em censura ligamos logo ela a ditadura militar no Brasil e outros regimes opressores pelo mundo a fora, mas censura não é algo de exclusividade desses governos. Será que vivemos realmente em um país livre da censura e opressão que ela causa? Acredito que outra boa pergunta é: será que a censura é aplicada apenas pelo governo e seus agentes opressores?
Quando se diz que a “censura é burra” é porque ela acaba por negar o outro, nega o debate e opiniões diferentes e assim estabelecendo uma única verdade, que não significa a verdade de todos. Censurar é impedir a expressão de alguém que pode contribuir para o crescimento e construções de novas ideias. Essa censura pode ser política, mas também pode ser religiosa, musical, sexual e qualquer outra forma de não aceitar aquele que é diferente do definido. No entanto ela não é praticada apenas pelo Estado. Todos nós, mesmo que por algum momento acabamos por censurar alguém ou algo. Uma música que não gostamos, uma religião que não concordamos e nem entendemos, uma orientação sexual que não esteja de “acordo” com os padrões da sociedade em que vivemos e da criação recebida em casa. A censura não depende de um sistema político de ditadura para existir, porém o respeito e a liberdade também não dependem do Estado, são escolhas pessoais.
Hoje vivemos em uma sociedade “livre” que se livrou da censura e da opressão, mas será mesmo verdade? Sempre o fantasma da censura nos lembra que ela ainda é bem presente em nossas vidas. Censuras na programação das emissoras de TV, no humor, nas escolas e nas ruas. Sempre que um filme é censurado, ou um livro, ou mesmo uma piada é a nossa velha amiga mostrando seu poder. Particularmente não acredito em censura boa, sempre que o Estado utiliza de seu poder para dizer o que é melhor para a sociedade ele abre uma janela, por menor que seja, para outras censuras e atitudes opressoras. Temo que isso comece com pequenas coisas e logo estarão nos dizendo em quem votar, quem amar.
A censura é algo muito maior que qualquer governo ou pessoa. Ela tem várias faces, mas com o mesmo objetivo. Estabelecer o controle daqueles que temem o outro e suas ideias, para não precisarem colocar em xeque suas verdades.

(Texto: Zady Alberto)

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

DICIONÁRIO DIDÁTICO E POPULAR DA LÍNGUA PORTUGUESA


BIBLIOTECA DE OBRAS RARAS DO CMA

DICIONÁRIO DIDÁTICO E POPULAR DA LÍNGUA PORTUGUESA

Este livro encontra-se em meio ao acervo de obras raras do Centro de Memória da Amazônia.





Prefácio
O lançamento do Dicionário Didático e Popular obedece ao objetivo de atender ao interesse por um manual pratico e informativo geral, que permita o familiarizar-se com o modo de escrever e falar em nosso país.
A obra registra as peculiaridades linguísticas de inúmeros vocábulos de sentido controverso, e enumera, exaustivamente, as expressões sinonímicas e de sabor vernáculo. Nesse particular, inserem-se no léxico as mais variadas construções semânticas comuns ás diversas regiões pátrias de norte a sul. Foi possível dar-se maior desenvolvimento a um certo número de termos de sentido impreciso ou dúbio, e incluir os mais recentes brasileirismos impostos ao quotidiano pelo ditame popular. As exigências da pronúncia correta dos vocábulos, cuja prolação possa dar lugar a dúvidas, estão patentes na indicação, entre parênteses, da sílaba ou vogal tônica e o timbre desta última (...)



MACHADO FILHO, Aires da Mata. Dicionário didático e popular da língua português. São Paulo: Brasiliense, 1965.



segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CinE FoX CMA no mês de AGOSTO


Encerrando a programação do mês de agosto o CINE FOX CMA apresenta o filme 1984 do diretor Michael Radford


TERÇA-FEIRA (28/08/12)
ÁS 16H
LOCAL: Trav. Rui Barbosa (canto c/ O de Almeida) bairro: Reduto 491



       Depois da guerra atômica, o mundo foi dividido em três estados e Londres é a capital da Oceania, dominada por um partido que tem total controle sobre todos os cidadãos. Winston Smith é um humilde funcionário do partido e comete o atrevimento de se apaixonar por Julia, numa sociedade totalitária onde as emoções são consideradas ilegais. Eles tentam escapar dos olhos e dos ouvidos do "Big Brother", sabendo das dificuldades que teriam que enfrentar. Aqui, tudo funciona: 1984, o filme, nada deixa a dever a 1984, o clássico de George Orwell. E esta é uma das grandes virtudes tanto do roteiro como da direção de Michael Radford. Diante da grandiosidade do livro, seria extremamente fácil que o filme soasse vazio, medíocre. Mas, ao contrário, a adaptação de Radford é provocante. Winston Smith é um funcionário do governo totalitarista liderado pelo "Grande Irmão", uma "entidade" que, através de telões, controla a privacidade de todos os cidadãos do país. Certo dia, ele recebe um bilhete de uma bela garota, Julia, a quem conhecia de vista: "Eu Te Amo", lê, espantado. A partir daí, Winston passa a sair com a garota, desafiando as leis do país, que aboliram o orgasmo e incentivam a inseminação artificial. Winston e Julia desafiam, com seu amor, o próprio Sistema, que prega o ódio como maneira de subjugar seus oponentes. Prazeres simples (porém ilegais), tais como provar geléia com pão e beber café "de verdade", passam a fazer parte da rotina do casal, que redescobre o valor da fidelidade e do calor humano.



O CiNE FoX CMA TRAZ A SEU PÚBLICO A DISCUSSÃO 'CENSURA E REPRESSÃO'
NÃO DEIXE DE PARTICIPAR DAS DISCUSSÕES. O ASSUNTO INTERESSA A TODOS!

LOCAL: TRAV. RUI BARBOSA (CANTO C/ O DE ALMEIDA), BAIRRO: REDUTO.



Dirigido por James McTeigue
data: 21/08/12

                                                                    
Dirigido por Marcelia Cartaxo
data: 14/08/12





Dirigido por Sergio Rezende
Data: 07/08/12