quinta-feira, 5 de maio de 2011

Os "Bolsonaros" da Vida

Atitudes expoentes de preconceitos e desprovidas de esclarecimento e ética nos rondam por toda a parte, em nosso dia-a-dia, seja no trabalho, nas escolas e até mesmo em nossas casas. “O pretinho preguiçoso”, o “gay mau caráter”, a “gostosona burra” entre outras frases parecem já fazer parte do vocabulário de muitos brasileiros, e o mais curioso de tudo isso, aliás, trágico, são algumas “ovelhas negras,brancas, beges, multicor”   pertencentes a setores que deveriam trabalhar, legislar por uma sociedade mais justa e o combate contra idéias tão desprezíveis acabam , por contribuir para a propagação delas.

Não vamos muito longe, quem não lembra do lamentável episódio do nosso “excelentíssimo” parlamentar Jair Bolsonaro?! Ou melhor, episódios, começando por uma placa feita e posta em frente do seu gabinete sobre a ideia de instaurar uma busca pelas ossadas daqueles que lutaram na Guerrilha do Araguaia (movimento de oposição ao regime militar, organizado e comandado pelo PCdoB entre os anos de 1966 e 1975, ocorrido as margens do Rio Araguaia, no Norte do Brasil, mas especificamente, no sul do Pará e norte de Goiás- atual Tocantis) o deputado federal expõe sua opinião através dos seguintes dizeres: “Desaparecidos do Araguaia: Quem procura osso é cachorro”, e o que dizer deste outro posicionamento: “O filho começa a ficar assim meio gayzinho, leva um couro, ele muda o comportamento dele. Olha, eu vejo muita gente por aí dizendo: ainda bem que eu levei umas palmadas, meu pai me ensinou a ser homem” ou , ainda, em uma recente entrevista, no qual o deputado faz uma comparação dos ambientes freqüentados por negros com ambientes de promiscuidade. 

É, meus queridos, Bolsonaro parece confiar mesmo na suposta proteção que o mandato federal lhe confere, e nos perguntamos: Até quando a impunidade vai imperar??

O problema relacionado à negação daqueles que são considerados “diferentes” da maioria da população e a falta de esclarecimento de muitos indivíduos, vêm de longa data e, cada vez mais, entranha na sociedade esse terrível inimigo da cidadania, do conhecimento, enfim, da boa convivência em sociedade. As declarações feitas pelo deputado Bolsonaro, apenas é uma plataforma para refletirmos sobre algo que nos cerca constantemente, ações feitas todos os dias, por tantos outros sujeitos. Até quando vamos negar e ser protagonistas desse verdadeiro espetáculo de horrores?O qual tantas vezes é presenciado. E, mesmo assim, muitos ainda insistem em colocar uma venda nos olhos e, desta forma, a “amnésia social”, mais uma vez, prevalece!

Texto produzido pela bolsista Roberta Sauaia Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário