terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Nuovo Cinema Paradiso


Continuando as recomendações de filme do blog, desta vez eu seleciono um filme muito especial, considerado para muitos cinéfilos (assim como eu) a jóia rara do cinema italiano, comparado a grandes clássicos como “Ladrões de bicicleta” do diretor Vittorio de Sica, que fez muito sucesso mostrando uma Itália devastada pelo fim da 2° grande guerra, e que não fez tanto sucesso no cinema mundial devido aos olhos estarem voltados pela grande geração de atores rebeldes do cinema americano, como Marlon Brando e James Dean.
 Cinema Paradiso, torna-se um filme muito mais especial, pois apesar de se passar no mesmo período de “Ladrões de bicicleta”, o enredo não se atém a mostrar uma miséria total na Itália e sim a paixão de Totó e de seu mentor Alfredo pelo cinema, muito mais focado na amizade de Alfredo e Totó, o filme consegue nos embriagar com sua áurea Cult e com um grande pesar nostálgico que vai envolvendo nossas atenções.
 A história começa em modo retroativo e mostra um Totó já na meia idade e consagrado como cineasta, recebendo a notícia da morte de alguém que lhe parecia muito importante, porém demonstrando frivolidade para as pessoas ele demonstra não estar tão abalado e começa a relembrar a infância pobre e de seu único escape de uma realidade difícil, o cinema. Totó lembra-se da época em que era coroinha e de seu comportamento grosseiro na infância, mas lembra-se com muito mais nostalgia da fuga de suas obrigações para ir ao cinema paradiso.
 O diretor com um tom melancólico consegue prender a nossa atenção mostrando um menino pobre e grosseiro amadurecendo e se educando em frente às telonas do cinema, com esse amadurecimento que o nosso herói vai enfrentar a pobreza, as desilusões amorosas e aprenderá uma ultima lição com seu amigo, reviver as lembranças. Como pano de fundo nesta trama, vemos uma Itália com problemas econômicos em meados dos anos 40.
 Qualquer fã de cinema consegue se identificar nas cenas marcantes e emocionantes de Cinema paradiso, afinal quem de nós amantes da sétima arte, nunca se espelhou em um filme, nunca admirou o desfecho e as atitudes de um grande personagem?
 Bom aí está uma excelente dica de filme, quem nunca viu vale a pena e quem já viu eu tenho certeza que vai querer rever. E aproveitando a deixa vai seguir anexado o link do filme em RMVB, bom divertimento.

 Ficha Técnica:

  Direção: Giuseppe Tornatore
  Título Original: Nuovo Cinema Paradiso
  Elenco: Jacques Perrin, Philippe Noiret, Salvatore Casciato e Brigitte Fosey
  Ano de lançamento: 1988
  País de Origem: Itália












Por: Felipe Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário