quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Censura além da ditadura









Censura além da ditadura.
Quando pensamos em censura ligamos logo ela a ditadura militar no Brasil e outros regimes opressores pelo mundo a fora, mas censura não é algo de exclusividade desses governos. Será que vivemos realmente em um país livre da censura e opressão que ela causa? Acredito que outra boa pergunta é: será que a censura é aplicada apenas pelo governo e seus agentes opressores?
Quando se diz que a “censura é burra” é porque ela acaba por negar o outro, nega o debate e opiniões diferentes e assim estabelecendo uma única verdade, que não significa a verdade de todos. Censurar é impedir a expressão de alguém que pode contribuir para o crescimento e construções de novas ideias. Essa censura pode ser política, mas também pode ser religiosa, musical, sexual e qualquer outra forma de não aceitar aquele que é diferente do definido. No entanto ela não é praticada apenas pelo Estado. Todos nós, mesmo que por algum momento acabamos por censurar alguém ou algo. Uma música que não gostamos, uma religião que não concordamos e nem entendemos, uma orientação sexual que não esteja de “acordo” com os padrões da sociedade em que vivemos e da criação recebida em casa. A censura não depende de um sistema político de ditadura para existir, porém o respeito e a liberdade também não dependem do Estado, são escolhas pessoais.
Hoje vivemos em uma sociedade “livre” que se livrou da censura e da opressão, mas será mesmo verdade? Sempre o fantasma da censura nos lembra que ela ainda é bem presente em nossas vidas. Censuras na programação das emissoras de TV, no humor, nas escolas e nas ruas. Sempre que um filme é censurado, ou um livro, ou mesmo uma piada é a nossa velha amiga mostrando seu poder. Particularmente não acredito em censura boa, sempre que o Estado utiliza de seu poder para dizer o que é melhor para a sociedade ele abre uma janela, por menor que seja, para outras censuras e atitudes opressoras. Temo que isso comece com pequenas coisas e logo estarão nos dizendo em quem votar, quem amar.
A censura é algo muito maior que qualquer governo ou pessoa. Ela tem várias faces, mas com o mesmo objetivo. Estabelecer o controle daqueles que temem o outro e suas ideias, para não precisarem colocar em xeque suas verdades.

(Texto: Zady Alberto)

Um comentário:

  1. mais uma vez uma ótima postagem! o Centro de Memória sempre trazendo informação!

    ResponderExcluir