segunda-feira, 31 de outubro de 2011

“Dr. Fantástico” - Resumo do filme



Resolvi colocar neste texto não só o resumo deste filme como o que me levou a fazer o mesmo assim como o percurso metodológico para concebê-lo. Logo, Quando soube que ia postar mais um texto neste blog comecei a meditar sobre o que iria falar sobre minhas reflexões, sobre um artigo que eu tenha feito e ainda não tenha publicado, ou que tal comentar uma noticia, são tantas opções. Pensei então essas coisas são legais mais acho que vou escrever sobre algo que realmente gosto, como agrada a muita gente um entretenimento de massa, que tal então falar sobre algo relacionado à 7ª arte. É cinema! É bom mais não vou ser geral mais sim especifico vou então falar sobre um filme mais qual são tantos os filmes que eu gostei no decorrer da minha vida. Devo então falar sobre algo relacionado a historia mais são tantos os filmes relacionados a historia mais sobre o qual são tantos os filmes que abordam um momento histórico, um acontecimento marcante na historia da nossa humanidade.
Pensei, pensei e nada... Resolvi então abrir um livro sobre historia da civilização ocidental para me distrair um pouco e estava lá guerra fria a crise dos misseis cubanos década de 1960. Falei comigo mesmo olha que interessante, nessa época poderíamos considerar que o mundo estava a beira de uma 3ª guerra mundial esta que por sua vez poderia trazer a humanidade proporções catastróficas, pois naquele momento tanto os Estados Unidos quanto a URSS tinham a tecnologia e mostraram em outras ocasiões que possuíam bombas atômicas. Como em Hiroshima e Nagasaki onde os Estados Unidos utilizaram a Bomba H para conseguir a rendição dos japoneses dando a 2ª guerra um fim que custou a vida de milhões de pessoas inocentes e muitos historiadores dizem que a utilização da bomba H tinha mais o objetivo de mostrar para os soviéticos que os norte americanos eram belicamente superiores. E não podemos esquecer que 2011 marcam os 50 anos que foi testada a arma nuclear mais potente já fabricada na historia a bomba czar que levava o nome código IVAN. Que foi fabricada e testada pelos soviéticos em 30 de outubro de 1961, em Nova Zembla uma ilha no oceano ártico, como uma forma de propaganda na guerra fria.
Rapidamente me veio à mente um filme de 1964, chamado “Dr. Strangelove” que no Brasil ficou conhecido como “Dr. Fantástico” produzido por ninguém mais ninguém menos que Stanley Kubrick um dos maiores cineastas do sec. 20. E que tem em seu currículo filmes como “2001: uma odisséia no espaço”, considerada por muitos a melhor obra de ficção já produzida na historia do cinema mundial, entre outros. Dr. Fantástico é um filme baseado no livro “Red Alert” escrito por Peter George que satiriza de maneira bastante inteligente chegando ate ao humor negro a relação existente entre norte americano e soviético durante a guerra fria e o período de tensão nuclear existente na década de 1960. Tem em seu elenco Petter Sellers um dos maiores comediantes da época e George C. Scott entre outros grandes atores no elenco.
Em sua trama o filme mostra Jack Ripper um general norte americano transtornado que direto de sua base ordena um ataque nuclear aos soviéticos, e segue com o presidente dos Estados Unidos, seus conselheiros e um oficial da força área britânica reunidos no pentágono para evitar que o bombardeio ocorra e provoque um incidente diplomático que terá como conseqüência uma guerra nuclear que vai por fim a vida na terra. No desenrolar da trama o general Tergeson, um general exagerado e patriota que não confia no embaixador soviético De Sadesky que é convidado pelo presidente norte-americano para participar da reunião de cúpula no pentágono para deixá-lo a par dos acontecimentos que poderiam mudar os rumos da humanidade em companhia do Dr. Strangelove um especialista em armas nucleares que por ironia era um nazista da força armada alemã que passou a ser o braço direito do presidente norte americano. E dessa forma vai se desenrolando a trama do filme com perspicácia e bastante humor Stanley Kubrick satiriza aquele momento de tensão que se vivia na época. Criticando essas duas potencias que com o intuito de provar e manter a sua hegemonia eram capazes de causar uma catástrofe em escala global mudando totalmente os rumos da humanidade. O filme mostra toda a genialidade do seu produtor que através de muito bom humor denuncia o que poderia acontecer caso ocorresse uma guerra nuclear.
E é isso pessoal fica a dica para o fim de semana e para os cinéfilos de plantão assistam porque o filme é ótimo alem de ser uma maneira de aprendermos que as guerras podem muito bem levar a humanidade a nada mais nada menos que a sua extinção e que a historia nos ensina que quanto maior o poder maior a (i)rresponsabilidade e o (des)compromisso dos nossos governantes na busca pela paz.

Postado Por Alan Clayton

Um comentário: