segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Documento do Mês de Fevereiro

O documento do mês de fevereiro é um alvará de 1899 no qual era solicitado a licença e autorização necessárias para que a menor Alzira Rodrigues dos Santos, residente no estado do Pará, pudesse se deslocar, em companhia de sua madrinha D. Julia, para a Europa afim de tratar de uma enfermidade, assim como a retirada do dinheiro da conta em nome desta menor, na Caixa Econômica para custear despesas. 

O requerente, que é tio e tutor da menor, justifica sua solicitação, alegando que a necessidade de sua sobrinha ir para a Europa se deve a enfermidade que a mesma apresentava como consta no laudo médico inserido no processo, anemia palustre. Tal doença era decorrente da malária, também conhecida como febre palustre, muito comum nas regiões amazônicas em função do clima e de fatores sociais, como saneamento precário, no final do século XIX. 

Com base nos motivos apresentados pelo tutor, o Curador Geral dos Orphãos concede a licença para o requerente poder mandar à Europa sua tutelada e a devida autorização para retirada de cento e cinquenta mil reis mensais, provenientes do rendimento do prédio pertencente à Alzira, valor que faria frente aos seus gastos com tratamento e educação. 

A partir de tal alvará, podemos vislumbrar questões sobre as condições existentes no estado do Pará e como as pessoas abastadas procuravam alternativas de tratamento para suas enfermidades em outros centros com recursos médicos mais avançados. Sendo, também, uma forma de afastamento do clima amazônico considerado como facilitador para o alastramento de doenças como a malária. 

A escolha do documento, transcrição e redação foram feitas por Camilo Pinto da Silva e Roberta Sauaia Martins, bolsistas do Centro de Memória da Amazônia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário