terça-feira, 5 de abril de 2011

Nosso Futuro no Lixo

Meus amigos mais uma vez deixamos acontecer um dos maiores absurdos que eu já vi, FICHA LIMPA só a partir do ano de 2012. O que era para ser unanimidade (estou falando da questão da boa conduta dos nossos políticos) acaba sendo uma questão a se discutir no plenário. Somos uma democracia, nossos representantes deviam ser de boa índole, mas isso é caso raro. Mas enfim, o que vim discutir hoje é a questão da nossa própria consciência.

Caríssimos colegas, esses “caros” senhores que se encontram em Brasília estão lá por nossa causa, nós votamos neles, e se o Brasil vai mal em alguns setores, ou de vez em quando aparece em algum escândalo de desvio de dinheiro, a culpa em grande parcela também é nossa. Se o Brasil está desse jeito a culpa também é nossa. Nós precisamos rever essa questão do voto. No dia das eleições muitas pessoas comentaram comigo que o voto não deveria ser obrigatório, muitos questionavam por que eles eram obrigados a votar se viviam em uma democracia? Essa questão é no mínimo pertinente. Hoje o nosso velho Itamar Franco tem um projeto de acabar com o voto obrigatório, que eu particularmente sou a favor, e vou dizer por quê.

Devido a essa falta de vontade de votar muitos acabam como que “indo na corda de outros”, indo naquela de se o pessoal gosta ele deve ser bom, além de o voto se tornar um produto comercial. O que quero dizer é que quando o ser humano faz uma coisa o qual ele não se interessa geralmente (claro que nem sempre) este faz isso de qualquer jeito, e nesse caso o que é feito de qualquer jeito é a importante decisão sobre a administração do nosso país. Com o fim do voto obrigatório aqueles que se interessam de verdade em participar de forma mais efetiva das escolhas do país podem fazer isso de formar mais minuciosa (claro que isso é uma utopia minha, em minha opinião se isso não seria a solução, ao menos amenizaria algumas dessas situações, mas isso é alvo de várias discussões).

Casos como a eleição de pessoas que respondem a processos administrativos como desvio de dinheiro na educação e saúde (ABSURDO) poderiam ser evitados, e a administração do país poderia melhorar. Eu sinceramente não posso aceitar que uma pessoa que desvie dinheiro que iria para gente mais necessitada consiga se reeleger como um dos mais votados. Até quando jogaremos o nosso país na lixeira???

Texto de autoria do bolsista Luiz André Moreira

Um comentário:

  1. Realmente o futuro político de nosso país não está caminhando para um futuro bom. São escândalos e mais ecândalos no cenário brasileiro. Em relação ao Ficha Limpa, é uma lei pertinente, porém, começou errado. Primeiro porque ela é Anti-constitucional, agride a nossa Lei maior (constituição), pois toda lei aprovada precisa ter sua anuidade pra entrar em vigor. Segundo que foi muito pouco discutida no congresso nacional e com sociedade brasileira. Se viu muito a tentativa de tentar agradar a opnião publica. Ai o final nós já sabemos. Alguns políticos condenados se (re)elegendo.

    Agora é só esperar 2012.

    ResponderExcluir