quarta-feira, 6 de abril de 2011

A presença africana na Amazônia

A presença africana na Amazônia no século XIX ainda é um assunto abstrato entre as pessoas; muito que se sabe sobre esse período é o viés cultural e social. A imagem criada da Amazônia é composta de jargões que fogem do contexto real do período. Exemplo: como sendo uma terra com poucos brancos e negros em meio ao grande contingente indígenas. A questão central aqui é o leitor compreender que a Amazônia ainda é repleta desses significados (seja por não existir um modo de vida “civilizado” ou a completa com “ausência de habitantes”).

A presença negra na Amazônia foi, de fato, expressiva como bem demonstra; Vicente Salles em sua obra especificamente sobre o estado do Pará: “Negro no Pará. Sob o regime da escravidão” buscando na antropologia e no folclore aspectos do universo cultural africano para estudar a escravidão; portanto, entender o escravo não sob o viés como força produtiva de trabalho, porém, como sujeito social em seu tempo vivido, não existindo dicotomia entre o trabalho e a cultura, ou seja, o negro sujeito de práticas culturais, embora estivessem inseridos no mundo do trabalho (escravista). 

No site do CMA contém informações online: nos inventários sobre a presença da escravidão negra na Amazônia para aqueles que desejam pesquisar sobre o assunto ou simplesmente aprofundar o conhecimento histórico, mesmo que seja por mera curiosidade deixo aqui minha dica, divirtam-se!

Texto produzido pela bolsista Débora Muniz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário