terça-feira, 3 de maio de 2011

Osama Bin Laden não morreu!

O ano é 1957, mas não é de Nosso Senhor Jesus Cristo... Porque é ano do nascimento de Osama Bin Laden. Filho de um milionário da construção civil saudita; Mohammed Bin Laden nasceu e cresceu em uma das mais abastadas famílias da Arábia Saudita. Mas o que fez com que Osama, que quando jovem realizou trabalhos beneficentes e escreveu poesias, se transformasse em um dos homens mais procurados do mundo, onde qualquer informação sobre ele valia 25 milhões de dólares?

Bin Laden fez parte de uma geração desencantada, conscientes da inexpressividade dos seus governos secularizados, impotentes e humilhados pelas vitórias de Israel e pela tecnologia ocidental. Osama utilizou sua fortuna para financiar a Jihad (guerra santa), primeiro contra os soviéticos, depois contra os americanos. Sua organização, a Al-Qaeda, que em árabe significa, “a base”, foi fundada em 1988, um ano antes da retirada soviética do Afeganistão.

Em 1989, voltou à Arábia Saudita. Após o estouro da guerra do Golfo em 1991, ele criticou a família real por ter autorizado o desdobramento de soldados americanos em território saudita, o que o fez ser declarado persona non grata no país.

De persona non grata na Arábia Saudita passou a persona non grata no mundo inteiro... Principalmente após o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001, onde a Al Quaeda lançou aviões seqüestrados contra as Torres Gêmeas, em Nova York; e contra o Pentágono, em Washington, provocando a morte imediata de milhares de pessoas. O mundo parou para ver, ao vivo, a queda dos edifícios... primeiro um... depois o outro... e a constatação ainda incrédula... o mundo estava em eminência de guerra.

Os ataques tiveram impacto na política mundial, legislações antiterrorismo; perseguições, celebrações, crise econômica, crise mundial, aplausos, mortes, festas, guerras... e lá se vão quase 10 anos...

No dia 1° de maio de 2011, o mundo inteiro acordou com a notícia: “morre Osama Bin Laden”, o presidente Barack Obama confirmou, a responsabilidade pela captura e morte foi do governo americano. Muitas teorias circulam na internet dizendo que é mentira, que Osama não morreu; e, de fato, Bin Laden não morreu...a guerra não acabou... e o mundo, apreensivo, espera qual será o próximo capítulo. 

Bin Laden não morreu na cabeça dos que fazem o antiterrorismo e no coração dos que acreditam lutar por Alá. Enquanto houver imposição de uma cultura à outra, desrespeito, ganância econômica, e a morte de inocentes for justificada “por uma causa maior” (?) o MEDO continuará mais vivo do que nunca.

Texto de autoria da bolsista Marília Imbiriba

Nenhum comentário:

Postar um comentário