quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A Cor Púrpura

Sinopse: O filme: “A Cor Púrpura”, produzido por Steven Spielberg, retrata o universo machista e racista no inicio do século XX, tendo como cenário a cidade de Geórgia nos Estados Unidos e tem como foco a vida sofrida de duas personagens Celie ( Woopi Goldberg) e Nettie (Akasua Busia) ambas sentem na pele o preconceito e discriminação racial, em especial, Celie figura central do enredo. Pois no momento em que o telespectador assiste ao filme, o mesmo se envolve no mundo de Celie uma garota usada e violentada pelo próprio pai (posteriormente descobre que se tratava de seu padrasto), separada de seus dois filhos, casada com um homem violento, sendo ridicularizada diversas vezes no filme como, “preta”, “burra” e “feia”, abordando bem a questão racial, social e moral.

O filme mostra o choque cultural existente entre brancos e negros, retratado por Sofia (Oprah Winfrey); aonde a mesma tenta defender sua dignidade perante a senhora Millie (esposa do prefeito) não aceitando trabalhar como empregada na casa da mulher do prefeito e acaba sendo presa por vários anos, sofrendo humilhações físicas e morais. Sofia no decorrer do drama contrapõe-se à subordinação do sexo masculino negro, busca também a igualdade de direitos relativos às mulheres descendentes de origem européia, tornando-se exemplo da aversão a subjugação do homem negro no filme, do mesmo modo, arrisca-se a lutar contra posição de empregada doméstica de uma mulher branca.
Sofia teve coragem de resistir à subordinação ao homem negro, o mesmo não acontece com a recusa de ser serviçal da senhora Millie, mostrando desta forma a opressão de classe, gênero e etnia. Em suma o filme retrata a história de mulheres com seus conflitos existenciais em torno de uma sociedade marcada pela intolerância dos direitos femininos, cuja personagem central (Celie) vai ganhando consciência de si e de seu valor, enfrentando a discriminação reproduzida pelo seu pai e marido, figuras representativas do universo masculino na Geórgia. E por fim, libertando-se de seu próprio medo e angústias, dando lugar a sua emancipação no desfecho do filme, mostrando com clareza a situação de Gênero, classe e etnia que o universo feminino é inserido e discriminado.
Filme baseado no livro de Alice Walker: “A Cor Púrpura”, editado em 1986. Obra que reflete a luta feminina pela sua emancipação em pleno século XX, contudo uma história de mulheres que não deixa de ser atual no cotidiano do sexo feminino do século XXI.   
Escrito por: Débora Muniz, bolsista do Centro de Memória da Amazônia.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Esse filme é excelente!!!. Uma boa dica pra quem está querendo ver algo emocionante e impactante.

    ResponderExcluir