quinta-feira, 17 de março de 2011

Novos olhares do Brasil Colonial



O conhecimento que temos sobre o Brasil é quase todo baseado em documentos escritos, a maioria da população não tem idéia de qual teria sido a aparência das vilas e cidades nos primeiros séculos de colonização. O livro “Imagens de vilas e cidades do Brasil colonial’’ de Nestor Reis, é o resultado de uma pesquisa sobre a documentação iconográfica do Brasil nos primeiros séculos do Brasil colonial, nos permitindo uma maravilhosa viagem no tempo. 

Desenhos de valor inestimável, alguns aquarelados guardados e praticamente esquecidos nas bibliotecas e arquivos do Brasil e da Europa, algumas imagens deste livro são bem conhecidas pelo uso de historiadores nas suas obras, mais na maioria inéditas ou pouco conhecidas.

Os desenhos são de autoria dos militares portugueses, os mesmos são responsáveis pela maioria da documentação. Vilas e cidades mais antigas apresentam muros e portas como grandes fortalezas como é o caso das cidades do Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Pará.

Imagens de Bragança e Ourém no inicio da colonização.

 
A primeira parte do livro apresenta imagens e na segunda parte encontram-se comentários sobre as imagens, é um trabalho riquíssimo que permite uma reinterpretação da história da urbanização e do urbanismo no Brasil, além de uma revisão dos processos de ensino da história. 
Vale à pena conferir.

Texto e indicação da bolsista Aline Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário