quarta-feira, 2 de março de 2011

Documentos Interessantes: Exibição de Autógrafo

O documento é um processo criminal do ano de 1901. Trata-se de uma petição para Exibição de Autógrafo; funcionava da seguinte maneira: Saía uma notícia no jornal, se essa notícia desagradasse alguém esta pessoa requeria, em juízo, para que o responsável pelo jornal, geralmente o editor ou redator chefe, apresentasse o autor da notícia; assim, aquele que se sentisse lesado poderia tomar as medidas cabíveis. 

O processo em questão trata de uma denúncia que saiu no jornal Republica na manhã de uma quinta – feira, no dia 10 de janeiro de 1901. Assinado por M.R. Lima, a nota trazia à público uma denúncia contra o subprefeito Joaquim Oliveira, onde o mesmo teria recebido um saque na importância de 10 contos de réis para ser remetida ao Ceará, de acordo com as instruções do seringueiro. No entanto, segundo a denúncia, o subprefeito teria gasto ilicitamente a referida quantia. O seringueiro no afã de reaver ao menos parte do dinheiro, contrata um cobrador chamado Hollanda.

No entanto, ao ser cobrado, o subprefeito Joaquim manda prender o Sr. Hollanda e passa a persegui-lo, segundo a nota do jornal. Esta fonte abre um leque de possibilidades de estudos e análise, como por exemplo a questão do abuso de autoridade, os crimes cometidos por pessoas públicas, a utilização dos jornais como meio de denúncias por parte da população ou até mesmo disputas políticas. Importante também perceber que este documento traz à luz outra questão recorrente na Belém do início do século XX, a imigração nordestina e o trabalho de nordestinos na extração gomífera. Documento proveniente do acervo criminal do Centro de Memória da Amazônia. 2° distrito criminal – diversos – caixa nº 05. 

Texto produzido pelos bolsistas Thiago Moura Martins e Marília Cunha Imbiriba. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário