sexta-feira, 25 de março de 2011

Rainha Pagã de Hollywood

Impossível, nesta semana, não falar algo sobre a magnífica Elizabeth Taylor, atriz norte-americana que acaba de falecer, deixando-nos – a todos nós, inclusive àqueles que, como eu, não tiveram a oportunidade de acompanhar o auge da carreira de miss Taylor – órfãos de mais uma diva do cinema. Em função disso, reproduzo, abaixo, um texto de Camille Paglia, publicado na Revista Penthouse, em 1992, intitulado “Rainha Pagã de Hollywood”, muito bem lembrado pelo jornalista Paulo Bemerguy (do blog Espaço Aberto).

"(...)Elizabeth Taylor é, em minha opinião, a maior atriz da história do cinema. Ela entende intuitivamente a câmera e suas intimidades não verbais. Abrindo os olhos violeta, conduz-nos ao reino líquido da emoção, que habita por intuição pisciana. Richard Burton disse que ela o ensinou a atuar para a câmera. Economia e contenção são essenciais. Em sua melhor forma, Elizabeth Taylor simplesmente é. Uma carga elétrica, erótica, faz vibrar o espaço entre o rosto dela e a lente. É um fenômeno extra-sensório, pagão.

Meryl Streep, à maneira protestante, entusiasma-se com as palavras; exibe sotaques inteligentes como uma máscara para suas deficiências mais profundas. (E não sabe dizer uma fala judia; destruiu o cáustico diálogo de Nora Ephron em A difícil arte de amar.) O trabalho de Meryl não vai longe. Tentem dublá-la para cinemas indianos: não restará nada, só aquele rosto ossudo, cavalar, movendo os lábios. Imaginem, por outro lado, atrizes menos técnicas como Heddy Lamarr, Rita Hayworth, Lana Turner: essas mulheres têm um apelo internacional e universal. Seriam belas no Egito, Grécia, e Roma antigos, na Borgonha medieval ou na Paris do século XIX. Susan Haywad fez Betsabé. Tentem imaginar Meryl Streep num épico bíblico! Ela é incapaz de fazer os grandes papéis legendários ou mitológicos. Não tem poder elemental, não tem aquela sensualidade tórrida.

(...)Elizabeth Taylor é uma criação o show business, dentro do qual ela tem vivido desde que começou como atriz infantil. Ela tem a hiper-realidade de uma visão de sonho. Meryl Streep, com seu chato decoro, é bem-vinda à sua pose de atriz esforçada e despretensiosa. Eu prefiro a velha Hollywood lixo, cafona, a qualquer hora. Elizabeth Taylor, entusiasticamente comendo, bebendo, no cio, rindo, xingando, trocando de maridos e comprando diamantes aos montes, é uma personalidade em escala grandiosa. É uma monarca numa época de tristes liberais. Como estrela, ela não tem, ao contrário de Greta Garbo, Marlene Dietrich e Katharine Hepburn, qualquer ambiguidade sexual em sua persona. Terrena e sensual, apaixonada e voluntariosa, mas terna e empática. Elizabeth Taylor é a mulher em suas muitas fases lunares, admirada por todo o mundo".

Texto indicado pela bolsista Elck Oliveira

Um comentário:

  1. Cleópatra gostaria muito de ser parecida com Elizabeth Taylor. A rainha egípcia ficou extraordinariamente mais bela quando apareceu no cinema em forma de Elizabeth. Ela daria metade do reino por aqueles olhos que tinham a cor de uma violeta.

    Sua morte foi uma grande perda.

    Abraços.

    ResponderExcluir