quarta-feira, 13 de abril de 2011

Documentos Interessantes: Inquerito relacionado a Cabanagem

O trecho do documento selecionado está relacionado diretamente à Cabanagem, denominada pelas autoridades por “Rebelião”. O documento é importante não apenas para imaginarmos algumas cenas associadas ao movimento, mas, também, para pensarmos que a memória construída sobre a Cabanagem significou embates, exclusões e silêncios. Quanto ao documento, é um Auto de Corpo de Delito Indireto que foi procedido pelo Juiz de Paz do décimo sétimo distrito do Pará à ordem do Exm. Snr. Presidente da Província do Pará por motivos de uma “Rebelião” iniciada no dia 7 de janeiro de 1835.

O documento trata de uma inquirição de testemunhas sobre a “Rebelião” ocorrida na província do Pará. No total foram cinco testemunhas inquiridas. Todas relatam a reunião dos líderes da “Rebelião” na casa de Félix Antônio Clemente Malcher e o momento em que foram surpreendidos pela guarda do presidente Lobo. Em seguida, relatam a entrada na cidade de outras pessoas ligadas à “Rebelião”, matando autoridades e tomando a capital e seus principais bairros. Romualdo José de Siqueira foi a quarta testemunha inquirida sobre os acontecimentos do dia 7 de janeiro de 1835. O trecho transcrito é apenas uma das falas sobre o ocorrido na província do Pará. O documento completo encontra-se sobre a guarda do Centro de Memória da Amazônia (sub-fundo Crime; Juízo de Pás, cx: 01, ano 1837).

Seleção de Fonte, transcrição e texto produzido pelo ex-bolsista do Bruno Mariano da Ponte Souza)


Um comentário:

  1. A pesquisa para a minha monografia tem a ver com o período da Cabanagem e fiquei muito interessada por esse tipo de documentação. Gostaria de saber se há outras mais que tratam do movimento cabano. Quero saber também, quando o CMA voltará a abrir; eu, outros alunos e pesquisadores estamos precisando dos documentos contidos nesse lugar!

    ResponderExcluir